Castelo no Ar foi um livro que eu li o primeiro capítulo, logo após de O castelo animado, uma péssima ideia, não tente ler um livro do mesmo tipo logo depois que você leu AQUELE livro. De qualquer forma, comecei a ler e passei quase um ano sem sair do primeiro capítulo, mas o terceiro e último livro dessa coleção chegou e ele era tão bonito que eu resolvi ler Castelo no ar de novo logo após O livro, só que dessa vez com uma meta, e não é que o livro é bom! Acabei perdendo a noção do tempo com o único intuito de chegar no fim e desvendar alguns mistérios.
O livro conta a história de Abdullah um jovem mercador de tapetes de um país bem ao sul de Ingary (país em que se passam as aventuras de O castelo animado) que muito insatisfeito com sua vida desde muito novo começa a sonhar com uma vida muito diferente, com o passar do ano mais detalhada. Em seu sonho ele era um jovem príncipe raptado de seu reino por um terrível bandido que o entregou para seu pai, mas ele tem que voltar para casa pois está noivo da mais linda de todas as princesas. E um dia seus sonhos começam a virar realidade.
Estava Abdullah em sua tenda quando um homem aparece querendo lhe vender um tapete mágico. Ainda que desconfiado Abdullah não resiste e gasta grande parte de suas economias para comprá-lo. Nessa noite, para garantir que o tapete não voltaria para seu dono, Abdullah dorme sobre o tapete, e acorda em um jardim maravilhoso, exatamente como aquele que imaginara. E lá está sua princesa, Flor da Noite, ainda mais bela do que sua imaginação conseguira criar. Ela o confunde com uma mulher, isso porque o único homem que ela já vira fora seu pai. Por quê? Porque quando ela nasceu foi feita uma profecia de que o primeiro homem que ela visse, além de seu pai, é claro, seria o homem com quem ela se casaria. Seu pai, ansioso por aumentar seu poder, pretendia casá-la com o príncipe de Ingary. E Abdullah surgiu para estragar tudo.
Mas mesmo antes que os dois conseguissem fugir para se casarem Flor da Noite é raptada por um djim (eu não entendi muito bem o que ele é, mas é um ser mágico muito poderoso, parecido com uma ave, existem bons e maus djins). A princesa desaparece, Abdullah se desespera, e o pai manda prender e matar o culpado, que só pode ser Abdullah. Isso só não acontece pois ele consegue ajuda de seu tapete mágico que o leva pelo deserto para o norte. No caminho, ele encontra ninguém mais ninguém menos que o seu raptor (o raptor sonhado, ele nunca foi raptado, é filho de seu pai mesmo!), um temível ladrão que acaba de encontrar um gênio em uma lampada. Abdullah dá um jeito de roubar o gênio e fugir, sem o tapete, essa era a vez do ladrão dormir sobre ele.
Abdullah então pede ao gênio que mostre alguém para ajudá-lo a salvar sua princesa. Ele indica um velho soldado de caráter dúbio, com quem ele viaja por Ingary atrás de um mago que possa ajudá-los, metem-se em mil encrencas, na maior parte por causa do gênio que prometeu que todo desejo cumprido causaria um dano, e também pela paixão do soldado por dois gatos (mãe e filhote) encontrados pelo caminho.
Nessa andança eles pedem ao gênio que traga o tapete de volta. Ele traz, e junto vem o ladrão, que na verdade era o djim transformado, que explica que seu irmão o estava forçando a sequestrar todas as princesas do mundo para se casar com elas, que o único jeito de salvá-las era fazer com que o irmão dele perdesse o seu domínio sobre o djim raptor, que na verdade tem um coração bom, por mais que ele assuma que está se divertindo transformando os sonhos de Abdullah em realidade (tá tirando uma com a cara dele!). É aqui que ficamos sabendo que o castelo animado foi roubado e levado para o céu para guardar as princesas.
Não dá para parar de ler. Onde estão Sophie, Howl e Calcifer? Quem dos personagens que nos foram apresentados pode ser cada um?
Eles finalmente chegam a Kingsbury e vão falar com um dos magos reais, Ben Sulliman que se casou com Lettie, irmã de Sophie, que está grávida... Acho que já está bom de narrar a história, vai perder toda a graça, mas o caso é que Abdullah e Sophie conseguem chegar ao Castelo viajando no tapete, e lá junto com as princesas tramam um modo se salvarem. E todos vivem felizes para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário