Eu não sei qual dos livros de Os mundos de Crestomanci eu gosto mais Vida encantada ou As vidas de CC. Eu sei que não é A semana dos bruxos nem de Os magos de Caprona nada contra, é só uma questão de gostos. E logo mais eu vou poder opinar sobre o último da coleção. Chegou em casa, Mil Mágicas é bem fininho, acho que são quatro contos que envolve personagens dos outros livros. Estou ansiosa para ler, mas tudo a seu tempo...
No início desse livro Diana nos informa que tudo o que acontece nessa história foi há mais de 20 anos, quando o Crestomanci de Vida encantada era uma criança da idade de gato. Quando ele descobre que possui 9 vidas e é levado para viver no castelo Crestomanci. E assim como gato odeia o lugar, não consegue fazer amigos, e logo enfia-se em mil confusões, muito mais sérias que a de gato.
Christopher é um garoto que foi desde pequeno criado em casa sem muitos contatos com os pais e outras crianças por isso não sabia que os seus sonhos não eram comuns. Christopher viajava em sonho pelos mundos vinculados, entrando em contato com os seus habitantes e podendo trazer coisas para o seu mundo (o mesmo de gato!). Um dia sua governanta descobre sobre estes sonhos e chama o tio de Christopher, que ao invés de ficar bravo ou chocado convida o sobrinho para participar de experiências, onde junto com um ajudante seu, Tacroy, Christopher tentaria trazer coisas de outros mundos (vamos lá, fica claro que isso é um tanto ilegal!).
As experiências vão bem, tirando as diversas vezes em que Christopher morre! A primeira vez é quando tenta levar um gato vivo do templo de Ashet para casa, mesmo tendo feito uma promessa para a Deusa Viva, ele é acertado por uma lança. Como ele morreu em um mundo diferente do seu ele tem que morrer de novo em seu mundo para que tudo se estabilize. Morre também por causa se uma armadilha feita pelo grupo de Crestomanci que tentava parar com o contrabando, e incinerado pelo fogo de um dragão. E algumas outras vezes, ele acaba o livro com apenas duas vidas!
O fato é que depois de alguns acidentes mortais seu pai desconfia de que seu filho tenha 9 vidas, e quer que ele seja treinado para novo Crestomanci, o único problema é que Christopher não tem nenhum dom para mágica (igual gato!). Seu pai persiste e o leva para um tutor, que acaba descobrindo o ponto fraco dele, Christopher não pode entrar em contato com a prata! Depois disso ele é levado para o castelo onde ele se sente só e descobre que seus únicos amigos são Tacroy e a Deusa, e os dois estão com sérios problemas, e vão precisar da ajuda de Christopher. Assim como todos no castelo, depois que toda a equipe perde seus poderes na tentativa de pegar a gangue do Assombração (o tio), além de espalhar as vidas do Crestomanci atual por todos os mundos.
No final tudo dá certo, afinal é um livro infantil!
O mais legal é que não só Christopher é o Crestomanci do primeiro livro, como também Millie sua esposa é a Deusa que fugiu do seu mundo para não ser morta, e tem a fixação de estudar em um colégio igual a personagem da sua série de livros favorita, a da Millie, que Christopher dá para ela em troca do gato.
Sério, qualquer um que tiver um tempo para ler, leia essa série, e depois a outra. Todos os livros são imperdíveis. Livros com linguagem infantil, dirigido para as crianças, mas com um conteúdo muito adulto. Afinal existem mundos paralelos? Eu gosto de acreditar que sim. Gosto das possibilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário