To aqui tentando escrever e a verdade é que não existem palavras suficientes para explicar o que eu acho sobre esse livro, sobre essa coleção Os mundos de Crestomanci, sobre essa autora. Isso tudo mudou minha vida, se eu sou hoje alguém que ama ler, ama literatura infanto-juvenil, se eu acredito em mundos paralelos, se sou um pouco ateia, tudo isso tem sua raiz nesses livros. Os melhores do mundo.
Como pode um livro dirigido a crianças discutir a possibilidade de mundos paralelos? Como pode alguém ler isso e não acreditar na impossibilidade de o mundo se resumir em vida na Terra?
Eu já amava a Diana quando criança. mil vezes melhor que Harry Potter, e ai eu ainda descubro depois de adulta que ela escreveu O castelo animado, é muito amor literário pra uma só pessoa!!
O livro conta a história de Eric Chant, ou Gato, um menininho comum, que jamais conseguiu fazer um feitiço sequer, e que desde pequeno teve vários infortúnios, como um acidente de barco onde seus pais morreram, e por isso teve que ir junto com sua irmã morar com a vizinha Sra. Sharp. Gwendolen, sua irmã, é uma bruxa muito promissora e determinada, por isso dá um jeito de ir viver no Castelo Crestomanci, para lá poder colocar em ação um plano bolado por ela e seu tutor, um bruxo duvidoso.
Quando os dois mudam-se para o Castelo ambos sentem uma atmosfera pesada, traduzida em quietude. Eles começam a ter aulas, e Gwendolen é proibida de fazer mágicas por um tempo, isso a deixa inconformada, e para chamar atenção de Crestomanci ela começa a fazer as mais variadas mágicas, como aproximar todo o pomar do castelo ou escurecer as janelas de hora em hora, e outras nem tão engraçadas, como fazer aparecer um fantasma na janela da sala de jantar. De início Crestomanci ignora tudo o que ela faz, até que ela passa dos limites e ele retira os poderes dela.
No dia seguinte quem acorda no quarto de Gwendolen, é Janet, a "presada sobressalente". A irmã de Gato de alguma forma conseguiu mudar de mundo*, e Janet é arrastada para esse mundo, o que causa diversas confusões, além daquelas deixadas por Gwendolen, assim Janet e Gato se vêm em uma confusão enorme, e a única forma que eles encontram de não se encrencarem mais é fugir para o mundo de Janet. E até mesmo isso causa um problema ainda maior, pois ao tentarem fugir eles colocam o plano de Gwendolen em ação, ameaçando a acabar com a organização mágica do seu mundo.
Tudo acaba bem. Todos no Castelo se unem para ajudar Gato e Crestomanci. Muitas questões são respondidas. E Gato descobre que é um mago, como um dos mais poderosos!
*Segundo o livro não existe apenas um mundo, mas diversos mundo paralelos. A explicação para eles é simples, a cada grande acontecimento histórico o mundo se dividia para que todas as possibilidades fossem realizadas, assim em uma guerra em um mundo a Inglaterra seria a vencedora, e em outro ela seria a perdedora. No mundo onde a história acontece a magia é uma coisa comum, e o nosso mundo, o que nós chamamos de real, provavelmente também existe, eu acredito que é daqui que a Janet vem. Como os mundos se multiplicam as pessoas que existem neles também, dessa forma existem diversas Gwendolens pelos mundos, não com esse nome, mas são todas fisicamente idênticas, algumas manias iguais, e têm até o mesmo sobrenome. Quando Gwendolen resolveu mudar de mundo ela arrastou atrás de si uma fila de duplicatas para preencher o vazio que ela deixou no Castelo de Crestomanci
Nenhum comentário:
Postar um comentário