terça-feira, 27 de novembro de 2012
Sr. Bliss
Cada um com o seu vício, a sua mania, e a sua obsessão.
A minha é no Tolkien! Não posso ver um livro seu sem correr na sua direção, descobrir o preço e comprar independente dele. Não foi diferente nesse domingo, quando estávamos a família inteira dentro da livraria, cada um no seu canto, e eu esperando por todos perto da entrada vi um livro que seria algo como a filosofia do Hobbit, não me interessou muito, mas do lado, ali sorrindo pra mim na sua maravilhosa capa dura vinho estava ele, mais um dos fantásticos livros infantis do fabuloso Tolkien. Sério, sai em disparada atrás da minha mãe já preparando o discurso do porque ela deveria comprar aquele livro pra mim, quando ela disse se você corre até o seu pai que ele tá pagando já. Eu literalmente sai correndo, forcei um homem a abrir passagem e joguei o livro em cima do do meu pai, deixando o caixa assustado.
fiquei satisfeita e quase abracei o livro, era ele, ou a Introdução a literatura fantástica, do Todorov, que eu levaria para casa. E sinceramente nada como aumentar uma boa coleção. Com Sr Bliss eu chego ao décimo livro do Tolkien, e o segundo de literatura infantil (desculpa mas o Hobbit fica como infanto juvenil, ou seja, meu sobrinho vai ter que esperar mais pra ouvir!).
Em primeiro lugar eu gostaria de elogiar a edição da Martins Fontes, que traz nas paginas direitas o fac-símile escrito a mão e desenhado pelo próprio Tolkien, e nas esquerdas a tradução em português. Os desenhos são rústicos, veja bem, lindos! Mas sem nenhuma técnica, o que faz ressaltar a sensação de ter o próprio Tolkien contando a história para mim, mostrando o seu desenho e tudo mais.
A narrativa é bem simples. O sr. Bliss que eu vejo como mais um excêntrico Tom Bombadil, que possui uma casa alta no alto de uma montanha e um giracoelho como animal de estimação e um dia decide comprar um carro amarelo com rodas vermelhas, mas esquece a carteira em casa, leva o carro deixando sua bicicleta como garantia. Saindo da loja resolve ir visitar os seus amigos Dorkins, mas devido a sua falta de aptidão como motorista acaba se unindo ao sr. Day e a senhora Knight, além dos três ursos. Que invadem a casa dos Dorkins, acabam sendo bem recebidos. Mas ao fim da refeição saem em perseguição aos ursos, que entram na floresta e assustam o sr. Bliss, que foje para sua casa.
Lá o giracoelho lhe avisa que existem pessoas subindo a montanha e que estão bravas com ele e querem lhe cobrar aquilo que ele lhes deve. O giracoelho assusta a todos. E depois o sr. Bliss paga os seus amigos e tudo volta ficar bem. É de fato um livro infantil, mas a forma como Tolkien a conta (muito superior a qualquer resumo que eu faça) e os seus desenhos lúdicos fazem dele um ótimo livro para as crianças e pessoas como eu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário