quinta-feira, 25 de setembro de 2014

As crônicas de gelo e fogo - A dança dos Dragões - George R. R. Martin

Uma das melhores coisas de ter cursado Estudos Literários é que quando você conhece alguém, e ele te pergunta o que você faz, ou no que é formada, ele logo entende que você realmente gosta de literatura, e deve ler constantemente, assim há uma chance de 90% de ele, ou ela, te indicar um livro, o seu favorito, contar qual foi o último que leu, ou falar sobre que tipo de livros que gosta. Com isso, eu acabo sempre com uma lista ainda maior de livros para ler antes de morrer, e fico sabendo um pouco mais sobre a pessoa... é como quando você tem acesso a playlist de alguém, tanto um gosto musical quanto um gosto literário podem falar muito sobre você.
Assumo que muitas vezes que me falam o livro eu me esqueço, eu preciso anotar, e colocar na lista. Sério a lista dos livros para ler antes de morrer existe!
Em 2012, me indicaram As crônicas de gelo e fogo. Segundo ele se eu gostava de Senhor dos Anéis eu deveria ler esses livros gigantes, pois tinha toda a aventura de um mundo  detalhadamente inventado e além disso um fator mais intelectual, na minha opinião adulto e brutal. Lembro que na época eu tinha que ler Otelo para a faculdade, e as primeiras páginas de A guerra dos tronos me pareceram insuportáveis, mas eu ia dar uma chance, ele tinha sido muito insistente quanto à qualidade dos livros. Otelo fluiu que foi uma beleza! Mas que os elogios sejam dados, os livros te cativas, não os considero ótimos, mas Martin cria uma trama tão complexa com tantas reviravoltas e mortes de personagens que você considerava essenciais, que da metade pro final no primeiro livro você quer levá-lo consigo para todo lugar, algo impraticável, dado seu tamanho. O segundo livro tem a mesma característica. Mas, a partir do terceiro, eu pelo menos, já tinha uma relação íntima com os personagens e ler era como bater um papo.


Se me perguntarem o maior problema desses livros eu respondo sem pestanejar: a porcaria do autor planejou escrever 7 livros e até agora só publicou 5. Sério, e se o brother morrer? Todo mundo que leu, ou lê, os livros faz esse questionamento. Aqueles que só assistem a série respondem que ele cotou o final pros roteiristas ou produtores, não lembro. Mas o fato é que eu não faço ideia de como vai terminar e eu ainda vou ter que esperar muito pra saber, podendo nunca vir a saber. Isso é horrível, e quase me fez não ler esse último livro publicado. E já nem sei se me arrependi. Agora o jeito é esperar!

Propositalmente não vou descrever nem uma linha do livro. Primeiro odeio spoilers, e tanta reviravolta desde o primeiro que falando algo banal desse volume posso estar estragando o início da leitura de alguém. Além disso a história é muito complexa, e eu só me arriscaria a fazer um resumo se eu tivesse feito isso desde o primeiro....

Nenhum comentário:

Postar um comentário