Para explicar o que eu sinto por ela, eu teria que retomar toda a minha história com a literatura. Dos tempos em que meu pai lia para mim e para minha irmã contos orientais, quando eu comecei a me apaixonar por mitologia e fábulas... Diana Wynne Jones para mim é uma precursora da J.K. Rowling, que apesar de uma escrita mais voltada para crianças do que adolescentes, ela criou um mundo muito mais interessante do que Harry Potter onde o mundo dos bruxos faz parte do nosso, mas faz questão de permanecer escondido. Diana criou mundos paralelos, no conjunto de livros denominado Os mundos de Crestomanci, minha primeira paixão literária. Eu ganhei três livros dessa coleção quando era pequena, e por algum motivo meus pais não terminaram de me dar todos, e eu nem soube que haviam outros tantos. Descobri isso só recentemente, cheguei a procurar em livrarias virtuais, achei apenas um, mas não comprei.
Imagina então quando eu fui pesquisar no scribd, e não só achei alguns dessa coleção, como também encontrei O castelo animado, que para mim era apenas uma animação japonesa que só fica atrás de A viagem de Chihiro. Eu não sabia se eu logo aceitava que realmente existia o livro, ou se era só uma questão de nomes iguais. Era o mesmo! E então eu consegui por um mês não lê-lo. Mas não deu, sexta feira passada eu estava morrendo de sono, sem chances de fazer a minha monografia, e então ao invés de dormir na biblioteca eu resolvi começar a ler, terminei no mesmo dia. Ontem assisti a animação. E hoje sou uma pessoa atrasada mas extremamente feliz!
O livro conta a história de Sophie Hatter a mais velha de três irmãs, que vivia num mundo em que a magia era comum, e que quando as pessoas saiam para encontrar o seu destino, elas encontravam. E por ser a mais velha Sophie estava destinada a ser a pior de todas, e por isso conformou-se a essa situação. E quando seu pai morreu, ela aceitou ficar na chapelaria que ela herdaria com a morte da madrasta como aprendiz, já que ela tinha jeito para a costura, enquanto Lettie a irmã do meio e muito bonita foi mandada para um café, onde ela encontraria um marido e seria feliz, e Martha a mais nova foi estudar magia com uma amiga de sua mãe, pois sendo a mais nova era a que deveria brilhar.
Sophie trabalha arduamente, não sai de casa, e passa a conversar com os seus chapéus, enquanto a vida lá fora corria, e ela ficava cada vez mais amedrontada. Quando chegou o primeiro de maio, e a cidade estava em festa ela decidiu visitar Lettie, de cinza, toda encolhida, ela atravessa a multidão apavorada, quando é abordada por um belo jovem que é muito agradável. Mas ela logo chega ao café, e descobre que Martha e Lettie trocaram de lugares, através de magia Martha mantinha a aparência de Lettie e tinha vários admiradores, mas estava apaixonada por um rapaz, e queria ter dez filhos. Nesse dia Martha instiga Sophie a sair de casa, pois acreditava que sua mãe a estava explorando, e que ela não era tão boa assim.
Sophie volta para casa, e tenta descobrir se isso era verdade. Desconfia, mas ainda assim nada faz. No entanto, um dia chega na loja uma bela dama, muito mais rica do que suas clientes, e quando Sophie se irrita com ela, descobre que essa era a Bruxa das terras desoladas, e está joga um feitiço em Sophie, a transformando em uma senhora de 90 anos que não poderia contar a ninguém sobre o feitiço. Quando Sophie pergunta por que ela fez isso ela diz que é por causa de Howl, um bruxo que tem fama de comer o coração das jovens bonitas, e que vivia no castelo animado que rondava os arredores da cidade em que Sophie morava. A jovem que agora era uma senhora não consegue entender a ligação entre ela e Howl. E com medo da reação de sua família decide fugir, sem saber exatamente para onde ela estava indo.
Anda e anda, até que percebe que está velha e precisa de uma bengala, ela então encontra um galho em meio a arbustos e tenta puxá-lo, e descobre que ele era o pé de um espantalho, com o qual ela conversa. Depois procura de novo, e encontra um outro que estava junto a um cachorro quase enforcado, ajuda o cachorro e ganha uma bengala. Continua a andar até que está muito cansada, e vê o castelo animado de Howl, e o cansaço ganha do medo e ela consegue entrar no castelo.
Lá ela conhece Michael o ajudante de Howl, que muito a contragosto deixa ela ficar durante a noite, e também Calcifer o demônio do fogo, que fez um pacto com Howl, e por isso era obrigado a ficar no castelo e movimentá-lo. Calcifer logo vê que Sophie está sob um feitiço e faz um acordo com ela, ele irá quebrar o feitiço dela, se ela quebrar o acordo entre ele e Howl, e para isso ela teria que ficar no castelo, o qual Sophie aceita.
No dia seguinte de manhã Sophie conhece Howl, e vê que ele era o jovem com que conversara no primeiro de maio, e lhe informa que é a nova faxineira. Ela não diz que sim nem que não, uma de suas principais características é que ele sempre se esquiva das perguntas, o que faz com que Sophie só descubra as coisas a partir das informações de Michael e Calcifer. Os dois de início parecem não gostar muito de Sophie, mas com o tempo eles vão se aproximando e ganhando uma rotina, da qual Sophie faz parte.
Sophie descobre que Howl não come o coração de jovens bonitas, mas que na verdade ele se apaixona muito fácil, e faz com que as jovens se apaixonem por ele, e quando a conquista está completa ele perde todo o interesse e desaparece, quebrando muitos corações. Bem nessa época Howl está apaixonado por uma jovem que não lhe corresponde, o que o deixa muito inconformado. Um dia ele revela que a jovem é Lettie Hatter. O que não desespera só Sophie mas também Michael que está apaixonado por Lettie, só que a Lettie de Michael na verdade é Martha, enquanto que Howl realmente visita a verdadeira Lettie, que um dia parece corresponder. E que Howl deixa de visitar com tanta frequência pois devido a um incidente causado por Sophie, o mago descobre qual é a maldição que a bruxa das terras desoladas jogara nele, depois que ele a abandonara, para isso ele tem que ir para Gales, sua terra natal, do nosso mundo, que não conhece magia.
Em meio a tudo isso no mundo de Sophie existe uma grande confusão, o mago real desaparecera, assim como o irmão do rei que fora buscar pelo seu amigo, e o rei queria que Howl mais poderoso bruxo saísse a procura do príncipe. Howl é covarde e não quer ir, pois teria que entrar nas terras desoladas. Para não ir decide enviar Sophie ao castelo do rei como sua mãe para denegrir sua imagem e conseguir se safar. Mas antes leva Sophie para conhecer sua antiga professora, uma senhora muito velha que informa Sophie de que também ela é uma bruxa. Depois ele vão ao castelo onde tudo sai diferente do planejado quando Sophie não consegue encontrar defeitos em Howl pois gostava dele, e além de tudo Sophie se perde, encontrando a Bruxa das terras desoladas no caminho de volta, logo depois de ela assassinar a antiga professora de Howl, e dizer que ela vai encontrá-lo. E de fato encontra quando Howl decide ir ao enterro da professora disfarçado, mas é descoberto.
Então eles travam uma batalha, e quando Howl volta muito cansado diz que eles precisam se mudar, levando muito em consideração a opinião de Sophie mostrando que ele também gostava dela. A vida segue, até que a profecia da Bruxa das terras desoladas está para se completar, e Sophie achando que tudo era culpa dela tenta ir resolver tudo, mas acaba por isso por terminar a profecia. Mas Howl vai salvá-la, destrói a bruxa, resgata o mago real, o irmão do rei, e quase morre. Sophie é que o salva, pois enfim consegue quebrar o contrato entre Calcifer e Howl, devolvendo a liberdade de um, e o coração do outro. Então ela retorna a sua idade real, e eles se declaram, e todos vivem felizes para sempre.